terça-feira, 7 de julho de 2009

FÓRUM DE USUÁRIOS, FAMILIARES E ASSOCIAÇÕES DE SAÚDE MENTAL DE SANTA CATARINA

DIA: 01 DE AGOSTO DE 2009

Local: Auditório Antonieta de Barros – ALESC



A pluralidade é requisito indispensável para construção política, é sinônimo de autonomia na construção dos rumos que se deseja para si e para a coletividade. Somente por meio de uma organização coletiva é possível avançar nas propostas que se pretende.
Durante anos militamos por uma Saúde Mental pautada na ampliação dos serviços substitutivos e na extinção das formas de atenção pautadas na contenção, na tutela dos usuários e na assistência asilar; objetivos da luta do Movimento Antimanicomial.
É com essa visão, que mais uma vez, o Conselho Regional de Psicologia, convida aos usuários, familiares, profissionais e simpatizantes da causa, a participar do primeiro Encontro do Fórum Permanente de Usuários, Familiares e Associações dos Serviços de Saúde Mental de Santa Catarina e assim, fazer parte da construção de uma proposta ética de Atenção à Saúde Mental em nosso estado. Solicita aos gestores de saúde que possam subsidiar, dentro de sua esfera de atuação, a vinda de suas delegações e dessa forma, possam contribuir com essa proposta.


Objetivos:

Fortalecer a organização dos Movimentos Sociais e Associações de usuários de saúde mental;
Eleger os representantes dos usuários e familiares do Colegiado de Atenção Psicossocial;
Trabalhar a Política de redução de danos e a organização política dos usuários na representação deste segmento na defesa de Políticas Públicas de Saúde Mental.

PROGRAMAÇÃO

8h: Acolhida das delegações e recepção com coffee break

8h30min: Mesa de abertura
CRP/12 – Celso Tondin
Coordenação Estadual de Saúde Mental – Elisia Puell
Representação de usuários – Jacó Basílio Correia – Associação usuários CAPS Palhoça

9h: Conferência de Abertura: Organização social, Política de Redução de danos e Cidadania
Conferencista: Denis da Silva Petuco
Sociólogo, Educador popular e Redutor de Danos, membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação Popular e Saúde da Universidade Federal de Paraíba.

11h: debate

12h: almoço

13h: Apresentação Artística

13h15min: Trabalho de Grupo: Construção de propostas.
Temas – a) álcool, drogas e saúde mental; b) expressão do sofrimento; c) a crise; d) medicallização do sofrimento; e) o lugar da saúde mental na sociedade (preconceito, violência, humilhação, relações sociais, interação).

15h: Assembléia para escolha dos representantes do Colegiado e da articulação da Caravana a Brasília.
16h: Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário